top of page

 projetos de intercâmbio 

cartaz do projeto Colaborações SCênicas. Fundo amarelo, com imagens sobrepostas, datas e logomarca.

COLABORAÇÕES SCÊNICAS:

INTERCÂMBIO ONLINE

ENTRE ARTISTAS DURANTE A PANDEMIA.

Ao longo de 2021 a VAI! Coletivo se propõe a realizar encontros criativos online com coletivos teatrais catarinenses, transmitidos diretamente da segurança de suas casas. Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto "Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina", tem como principal objetivo o estabelecimento de um ambiente de colaboração mútua durante o isolamento social, tornando o fazer teatral possível mesmo no cenário atual da pandemia. Esse encontros objetivam a troca de metodologias e sistemáticas sobre os processos criativos de quatro coletivos de diferentes regiões do Estado de Santa Catarina: Coletivo NEGA (Florianópolis), a Karma Coletivo (Itajaí) e o Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba),  sempre com a participação da VAI! Coletivo, anfitriã dos encontros.  

logomarca Colaborações SCênicas: título e mapa de Santa Catarina branco, sobre o fundo amarelo.
WhatsApp Image 2021-02-21 at 9.49.47 PM.

VAMOS!

Conversas online com convidados oriundos dos mais diversos  campos  do conhecimento para discussão de temas que envolvam arte, cultura e humanidades.

 performances 

Performance na exposição Feromônio.

A ação performativa da atriz Samira Sinara da VAI Coletivo aconteceu a partir das obras e dos conceitos dos dois artistas joinvilenses, Fabio Pantoni (artes plásticas) e Paulo Agostini (grafiti de rua), no Galpão da AAPLAJ (Associação dos Artistas Plásticos de Joinville) na Cidadela Cultural Antarctica, no dia 18 de setembro de 2014, às 19h30. Na performance a trilha sonora foi executada na hora como estímulo para o ritmo da ação através dos músicos Gabriel Vieira, Ozir Padilla e Fabio Oliveira.

Performance
Cenas Cotidianas ou de Improviso 

foto da performance: homem vestido de preto. Usa capuz e está abaixado no shopping

A ação performativa da atriz Samira Sinara da VAI Coletivo aconteceu a partir das obras e dos conceitos do artista plástico Época Mouco com o título Cenas Cotidianas ou de Improviso, nos corredores do Garten Shopping em Joinville, no dia 05 de junho de 2017, às 20h. Nesta ação o ator Yuri Khauan foi convidado pela VAI! Coletivo.

foto da performance Cenas do Cotidiano. Homem de preto caído no chão. Objeto empilhado próximo dele.

 exposições 

Exposição fotográfica ‘Para além das celas’.

Esta exposição é resultado da oficina de teatro com reeducandas do Presídio Regional de Joinville através do projeto “Teatro com mulheres em privação de liberdade”. As aulas foram ministradas por Daiane Dordete e Samira Sinara no primeiro semestre de 2019. As imagens são rastros de vivências e experiências que se revelam como sonhos de ser fora das celas. Elas também convidam à reflexão, à empatia e a olhar a experiência estética que está imbricada na experiência humana. Um olhar para além das celas.

Ficha Técnica:

Fotografia: Jéssica Michels

Curadoria e montagem: Daiane Dordete, Jéssica Michels e Samira Sinara

pessoa de costas vê molduras dispostas uma ao lado da outra, horizontalmente, em uma parede.
foto montagem com uma pessoa dando a mão para a outra. Elas estão separadas por grades.

 publicações 

TIROTTI, Nilton. A universidade leva à penitenciária. Blogspot. Disponível em: <http://tirotti.blogspot.com/>. Acesso em 08 de março de 2012. 

Burg, Edson. Fragmentos de Cenas – Dez Edições da Mostra de Teatro de Joinville. Editora Quorum, 2013. Joinville/SC.

Capa e Artigo sobre Ensaio fotográfico de Espetáculos. Celas e elas: desmontagem teatral sobre mulheres e cárceres (espetáculo de 2019) com Daiane Dordete Steckert Jacobs. Revista Urdimento v3 n.36 (Dez. 2019), do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc. Florianópolis/SC. 

Disponível http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/16721

 

Documentário Teatro nas Prisões. Programa de Pós- graduação em Teatro da UDESC/ Edital Campus da Cultura. Hallceart Audiovisual. Florianópolis/SC. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SLLBjZMKuvw>

 

Artigo sobre cartas, celas, elas e professoras-em-processo com Daiane Dordete Steckert Jacobs e Samira Sinara Souza. Revista Urdimento v3 n.39 (Nov/Dez. 2020): Artes das cenas atrás das grades, do Programa de Pós-graduação em Teatro da Udesc. Florianópolis/SC.

Disponível: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/788 

 

Relato CELAS E ELAS: um resgate das memórias de experimentações sentidas em espaços de cárcere feminino no Presídio Regional de Joinville com Jéssica Michels. Revista Urdimento v3. n.39 (Nov/Dez.2020): Artes das cenas atrás das grades, do Programa de Pós- Graduação em Teatro da Udesc. Florianópolis/SC. 

Disponível: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18887

 

Artigo sobre [celas] e elas com Daiane Dordete Steckert Jacobs. Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 3(39), 1-12 (Nov/Dez. 2020), do Programa de Pós-graduação em Teatro da Udesc. Florianópolis/SC. Disponível: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19108>

 

Artigo sobre CELAS E ELAS. Celas e elas- desmontando cenas e construindo lugares de fala e escuta no Teatro Feminista. CENA – Revista Cena, Porto Alegre nº 33 p. 105-117 jan./abril 2021 do programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/ RS. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/109073>. 

Capa da Revista Urdimento com a foto de Samira Sinara atuando na peça celas e elas
bottom of page